O que há em Santa Catarina? Moda em foco nas passarelas do SC Fashion Week.
MODA
No cenário da moda brasileira, um questionamento persiste: como pode um estado tão proeminente na indústria têxtil ser, ao mesmo tempo, efêmero em suas propostas de moda? A frase que ressoa nas rodas fashionistas: "Em casa de ferreiro, o espeto é de pau", traduz assim a dualidade que vivemos em Santa Catarina.


backstage - SC FASHION WEEK 2024 - imagem: @anapalagii
Somos cercados pela moda, mas, ao mesmo tempo, parece haver uma desconexão entre a produção local e a sua valorização. Nos dias 25 e 26 de setembro, a cidade acolheu a segunda edição do SC Fashion Week, um evento que se destacou pelas parcerias com Universidades, Sebrae , marcas locais e talk shows, contemplando a passarela catarinense no Top Market Floripa. Com a presença não apenas do público em geral, mas também estudantes de moda e profissionais especializados, o evento se propôs a apresentar uma moda autoral e conectada com as demandas contemporâneas, como a sustentabilidade. Dentre os desfiles, as contribuições das universidades e seus alunos de moda se tornaram um ponto alto. As criações que exploraram conceitos como upcycling e reuso não apenas refletiram o espírito do momento, mas também evidenciaram a transformação que a moda pode provocar e suas responsabilidades e possibilidades.
Entender a importância do SC Fashion Week vai além da apresentação de coleções; é uma oportunidade para que os coordenadores do evento e profissionais do setor reflitam sobre a curadoria necessária para garantir a credibilidade das marcas. Em um mercado que já apresentou um crescimento notável, como indicam os dados da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC, 2023), com um aumento de 9,4% no setor de vestuário entre abril de 2021 e março de 2022, o estado precisa ir além da promoção básica e trabalhar em uma curadoria que valorize a autoralidade e a rastreabilidade dos produtos. Para os coordenadores do evento é necessário deixar uma dica importante: Não basta apenas vender cotas para patrocinadores. É preciso cultivar uma moda que, em vez de se repetir em padrões já saturados, busque a inovação e o compromisso social. Roupas comuns, facilmente encontradas em lojas de bairro, não refletem a essência do que se espera do SC Fashion Week.
O verdadeiro sucesso de um evento reside em sua capacidade de ser uma plataforma de lançamento, um espaço para novas ideias e expressões criativas. Enquanto aguardamos os resultados do próximo ciclo, que trará novos dados e possibilidades, é essencial que Santa Catarina reconheça seu potencial singular como um polo vibrante e autêntico na moda. Afinal, o estado que é o coração da indústria têxtil brasileira também merece ser uma referência de criatividade e parâmetro no universo fashion nacional.