Franklin de Cascaes: 1 de Junho dia do Manezinho da Ilha da magia
CULTURA


O Dia do Manezinho, celebrado em 1º de junho em Florianópolis, honra os habitantes nativos da ilha, conhecidos como “manezinhos”. Este dia presta homenagem à rica cultura local, caracterizada por tradições, costumes e um forte vínculo com o mar e a natureza.
Bruxa dando nós na crina e rabo de cavalos (1973) Técnica: nanquim sobre papel.
Um dos maiores representantes do folclore da cultura manezinha é Franklin Cascaes, pesquisador e artista que dedicou sua vida a documentar e preservar as histórias, lendas e tradições de Florianópolis. Através de suas esculturas, desenhos e escritos, Cascaes capturou a essência do cotidiano local.
A obra de Cascaes é fundamental para entender e valorizar a identidade cultural de Florianópolis. Suas histórias sobre bruxas, festas populares e a relação dos habitantes com o mar são passadas de geração em geração, mantendo vivas as tradições e o orgulho de ser nativo da ilha. Assim, o Dia do Manezinho é também uma forma de reconhecer e celebrar o legado de Franklin Cascaes na preservação da cultura.


Estado fadórico das bruxas (1960) Técnica: nanquim sobre papel.


Baile de bruxas (1960) Técnica: nanquim sobre papel.


Bruxa rouba armadilha (1969) Técnica: nanquim sobre papel.
Imagens via: ISBN 978-85-328-0607-9. C336f Cascaes, Franklin. O fantástico na Ilha de Santa Catarina / Franklin Cascaes. – Florianópolis : Ed. da UFSC, 2015. 272 p.